Tindersticks: o melancólico e belo “Can our love”

Tindersticks-CanOurLove

Gostar do Tindersticks nunca foi algo sobre-humano para mim. Ao contrário. Do simples gostar da capa do disco e deixar que suas músicas frequentassem meu player foi apenas o tempo de encontrar o cd. Nada além disso. Na verdade, tudo começou com uma pequena nota reproduzindo a capa acima (Can our love), sem mais uma única palavra que não fosse melancólico. Enfim, álbum à disposição depois de sei lá quanto tempo atrás, e a surpresa: são muito bons. Está certo que em alguns momentos derivam para algo mais parecido ou que eventualmente possa ser levado a ser uma influência do Doors, ou de outra banda, sem perder de vista sua sonoridade. Os ingleses mantém desde o início uma característica: arranjos bem elaborados, passagens instrumentais de muito virtuosismo e os vocais que lembram melancolia, para alguns críticos são fúnebres, são bem-vindos no resultado final. O seu disco, cuja foto de capa lembra o ator Liam Neeson, é outro exemplar bem acabado dessa ideia que permeia os trabalhos do Tindersticks. É, sem dúvida, um trabalho emocional e com doses certas de humor mesclando a tal de melancolia a que me refiro. Tempos depois me deparei com outro dos seus discos: Ao vivo no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Ao vivo tudo se transforma, e mesmo sabendo que passa por estúdio, arranjos ajustados e etc. continuei gostando do resultado final. Isso que sequer passei perto das trilhas que compõem para cinema. Tindersticks é sinônimo de excelente música e bons momentos, aqueles que a solidão é uma companheira e mesmo com toda a melancolia das canções, há um gosto de sol nelas.

3 Respostas para “Tindersticks: o melancólico e belo “Can our love”

  1. Ora ainda bem que veio falar dos Tindersticks​,​ tenho que me dedicar a conhecer todas as suas obras bem, pois quando oiço, simplesmente gosto muito​-​A primeira música que ovi deles foi​ ​My Oblivion e rendi-me! gosto desta sonoridade “decadente/ desconstrutora”bsom​ ​belo e sentimental, tanto na voz sensual, como no instrumental! de alguma forma ele me lembra o Brian FeRRy, é Roxy a cantar (risos) embora o ultimo trabalho de BF o ache morno. e ouvi tanto nos meus tempos de adolescência, que me sinto já meio distante​, hoje. Sim as capas são excelentes gosto bastante da do album​ ​Simple Pleasure. Mais um excelente post para considerar levando-me a conhecer mais e melhor Tindersticks
    Bom fim de semana!v hank you!

    • Bryan FeRry tem alguns excelentes discos: Frantic, As time goes by e o bom Dyalanesque, o último tens razão, é morno. A Roxy Music nunca me empolgou tanto, gosto e tenho o disco da excursão de 2001 ao vivo, um tanto irregular, mas é um bom disco ao final. Enfim, nossas experiências musicais sempre nos levam a outras experiências e assim vamos conhecendo mais esse universo da música. Gosto muito do Tindersticks, e tens razão, sequer fiz observação dos vocais e sonoridade tal como no teu comentário. Em geral, nas minhas longas caminhadas pela manhã, eles estão no ipod e me acompanham, junto com outros que não dispenso, e aos poucos venho colocando por aqui. Deves escrever (em blog próprio) mais sobre música, conheces muito e bem e ainda tens acesso a muita coisa que sequer o Brasil sonha existir. Sempre bom te encontrar por aqui. meu abraço e feliz domingo.

  2. Olha obrigada por me incentivar, mas quanto a palavras escritas eu gosto mesmo é do que as outras pessoas escrevem, como aqui no Chronosfer, aind um dia destes fiquei toda empolgada em ler um post que aqui tem sobre o Bob Dylan (nem o achei chato, ao Bob D. e fui ouvir com mais atençao…risos) se me permitir vou andando também por aqui, pois tem um gosto eclético, universalista, escreve com riqueza.e me puxa para a música! (e se eu reparar em algo novo aqui por Portugal, trocarei essas noticias, com as que vou lendo por aqui) Um bom domingo também para si

Deixe um comentário

