Antonio Suliani + 2015

suliani

Há muito tenho desejado não mais contar o tempo, apenas deixar que passe, que seja como as estações. Ele, assim como as certezas mais definitivas da vida, não escolhem estações, nem desejam ser estações. São o que são porque assim é o seu destino. Que mais dia ou menos dia, vai nos encontrar. Conheci o Suliani em meio a tantas idas e vindas do meio literário, em especial o editorial. Precisávamos na Editora da Cidade da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, onde fui editor, um profissional que trabalhasse na editoração e mais outros quês de edição. Fui apresentado a ele por nosso secretário Sergius Gonzaga. Isso em 2005. Dez anos de um trabalho que começou com a finalização de livro, passou para outros, transformou-se em parceria e por fim, amizade. Não sei quantas vezes estive em sua editora, a Suliani Letra & Vida Editora, para o trabalho inadiável de copiões, revisões, finalizações, e mais tratamentos de imagens e por aí as coisas andavam. Porém, também não sei quantas vezes o trabalho me levou lá na casa da Veríssimo Rosa e o que menos fizemos foi trabalhar. Atravessamos muitas horas conversando, fazendo alguns planos para o mais adiante, e assim estreitamos o afeto amigo para sempre. Jamais nesse tempo todo ouvi dele a palavra não. Sempre pronto, foi mais que um braço em nossa Editora. Foi mais que um parceiro. Foi um amigo. Não, não gosto desse passado. É um amigo. Hoje, não faz muito fui surpreendido pela sua partida. Pessoas como o Antônio fazem muita falta quando partem. Pelo que são. A sensação de que os degraus da escada estão caindo é imensa e o chão muito próximo assusta. Com o meu abraço infinito não me despeço, apenas sigo o tempo das minhas estações. Que estão me esperando, um dia qualquer desses.

Deixe um comentário

