Serrat & Sabina: dos pájaros de un tiro

Serrat_y_Sabina-Dos_Pajaros_De_Un_Tiro-Frontal

Dois ícones da Espanha: Joan Manuel Serrat e Joaquín Sabina. Cada um com seu nome gravado na história e no imaginário do público, nas apenas o espanhol mas de todos os lugares por onde passam. O catalão Serrat é nome emblemático na resistência ao período de Franco, onde além do exílio teve canções censuradas. (Está aí uma grande reflexão: a censura à Cultura. Todo regime de exceção começa perseguindo os artistas, de todas as formas, aqui no Brasil em nada foi diferente. Depois,, quando supostamente retorna a Democracia e caem os censores, a “liberdade” reassume seu posto, e o que se vê nos orçamentos governamentais: a Cultura nunca é prioridade. Para se pensar.) Aproxima-se da América Latina, grava trabalhos com o escritor Mario Benedetti, põe seu nome no Brasil, trabalha com Ana Belén e Victor Manuel, igualmente representativos da música espanhola.
Joaquín Sabina, andaluz de nascimento, pouco mais jovem que Serrat, porém com o mesmo sentido de vida: resistir ao autoritarismo. Exilado em Londres, se entranha na Cultura cinematográfica, no teatro e, claro, na música, com letras viscerais. Fica também mais próximo da América latina. Possui trabalhos com Fito Paez, e se alça como um artista acima de qualquer rótulo. Um transgressor criativo e instigante.
A união de Serrat e Sabina
Em 2007 ambos se reúnem e começam a trabalhar juntos em dos pájaros de um tiro. Disco que percorreu diversos países e teve várias novidades. Entre elas, um cantando canção do outro, um compondo para o outro, canções inéditas, novas versões, convidados nos países visitados e um vigor extraordinário envolvendo as 18 canções do repertório gravado. O cd disponível é o do show realizado no Palácio de Desportes de Madrid, realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2007. O que dizer? Absolutamente nada. Apenas uma sugestão: escutem. E não tenham medo em apertar o repeat tantas vezes desejarem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s