A compilação Voices of Forgotten Worlds é o desconfinamento destas vozes. As sonoridades são muito mais que registros digitais reproduzidos ao acaso ou ao sabor da curiosidade. Elas, as vozes e as harmonias, revelam o significado de suas existências, o sentido de suas resistências. E dão ao mundo um testemunho que alicerça a vida em forma original.
Em formato de livro, a coletânea traz dois cds curiosa ou provocativamente feitos por pesquisadores norte-americanos. São vozes uníssonas, contundentes, inspiradoras. Fazem quebrar o ritmo de qualquer modismo dos dias atuais. E para quem acredita que a globalização é um fenômeno recente ou de poucos séculos irá se surpreender com a história desses povos esquecidos. Nas composições estão os sulcos de culturas que o mundo insiste em não conhecer ou quando tem acesso a ela crava em suas identidades o rótulo de new world. Às vezes, acontece o pior: essas culturas são destruídas por uma miscigenação imprópria e desconstrutora dos valores cultivados através da passagem dos séculos, quem sabe de milênios. Na lista de faixas, nomes desconhecidos e também já de conhecimento público: Tuvans, Garifuna, Kanak, Inuit, Rashaida, Kayapo, Australian Aborígines, Quechuan, Tibetans, Batak, Solomon Islanders, entre outros.
A transcendência de suas harmonias identifica pontos comuns com civilizações distantes milhares de quilômetros umas das outras, acentuando muito mais suas semelhanças em seus cantos de indignação e permanente consciência pela preservação de suas vidas.
A edição, primorosa, não abre nenhuma espécie de concessão. Nela, a naturalidade das expressões não são contidas tampouco são regidas por maestros de estúdios. Sopram suas flautas com o sopro das suas almas, subvertendo a tentativa de subordinação que as grandes potências mundiais impõem.
Voices é um alento, um sólido um sólido fórum musical para quem não quer ficar apenas na retórica e olhar a História passar de braços cruzados.
Voices of Forgotten World
Traditional Music of Indigenous People
Ellipsis Arts – projeto: Gilbert Antony Boncy
Fotografia: Lizbeth Arum
Assistente de pesquisa: Derek Bandler
34 faixas – 116min 07seg
Ellipsis Arts…P.O. Box 305/Roslyn-New York-11576